O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), criado com a função de preservar uma verba para emergências e ajuda de custo para assuntos importantes, como saúde e habitação, tem sido utilizado pela população para diminuir o saldo de dívidas e para investimentos, especialmente após a liberação dos saques de contas inativas. Mais de 30 milhões de trabalhadores brasileiros estão aptos para a retirada, que iniciou em março deste ano.
Devido a baixa rentabilidade do dinheiro na conta da Caixa, que consegue ser pior do que a da poupança, a recomendação é sacar o Saç Ekimi benefício e utilizar o dinheiro de maneira mais inteligente. Se a pessoa estiver endividada, a melhor opção é regularizar a situação, realizando o pagamento completo da dívida, se possível, ou adiantar parcelas a vencer para diminuir os juros e encargos. Em caso contrário, vale saç dökülmesine çözüm buscar outras aplicações mais rentáveis.
Mas como usar o FGTS para fazer um bom investimento? Quais são as opções disponíveis? Confira no artigo!
Tesouro Selic
É um título público oferecido na saç ekimi sonuçları plataforma do Tesouro Direto, no qual o investidor recebe por emprestar dinheiro para os cofres do governo federal. No caso do Tesouro Selic, a remuneração acompanha a taxa Selic, atualmente em 11,25% ao ano.
Como a chance do governo brasileiro quebrar e não pagar seus credores é muito pequena, muitos consideram esse investimento o mais seguro que existe no país. O valor de mercado desse título também apresenta baixa volatilidade, evitando perdas no caso de venda antecipada. Por isso, é indicado para um perfil mais conservador.
É possível comprar os títulos sozinho na internet, mas de qualquer forma, é necessário que o investidor abra uma conta em uma corretora e algumas delas cobram uma taxa de corretagem de até 2% ao ano.
É importante lembrar que no Tesouro Direto, o investidor sofre cobrança de Imposto de Renda ao resgatar seus recursos. A alíquota varia entre 22,5% (para resgates em até 180 dias) e 15% (para resgates acima de 720 dias). Ou seja, vale a pena deixar o dinheiro aplicado por mais de dois anos para pagar menos imposto.
Certificados de Depósitos Bancários (CDB)
Os bancos oferecem títulos privados para capitalizar. Neste caso, o investidor é remunerado por emprestar dinheiro ao banco, ao invés do governo, com taxa de retorno baseada na taxa DI, também chamada de CDI, muito parecida com a Selic. Contudo, como as instituições precisam lucrar com a operação, muitas vezes não oferecem 100% do CDI, mas um percentual menor dessa taxa.
Apesar de ter um risco de quebra superior ao do governo, quem investe em CDB é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante ao investidor até 250 mil reais de volta. Muitos CDBs não permitem ao investidor resgatar seu dinheiro antes do prazo de vencimento, portanto, é preciso analisar a opção e ver se ela está de acordo com os seus objetivos.
Também há avcılar escort cobrança de Imposto de Renda ao resgatar seus recursos nas aplicações de CDBs, que varia entre 22,5% (para resgates em até 180 dias) e 15% (para resgates acima de 720 dias).
Percebe como é possível fazer um bom investimento e, com isso, fazer o seu dinheiro render mais? Consulte um educador financeiro para conhecer mais oportunidades e continue acompanhando o blog.