Seja para eliminar dívidas, equilibrar finanças pessoais, garantir a aposentadoria ou adquirir um bem, guardar dinheiro é essencial. Entretanto, este é um grande desafio para a maioria dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa recente feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) juntamente com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 80% dos consumidores não conseguiram fazer depósito com fins de Reserva Financeira no 1º mês desse ano.
Buscar educação econômica e colocar em prática atitudes que efetivamente melhorem as finanças são alternativas para quem está querendo reorganizar o orçamento e conseguir, de uma vez por todas, assumir kırklareli escort o controle do seu dinheiro. Se você é uma delas, continue lendo o artigo e confira as dicas que listamos.
Registre todas as suas despesas:
Pode parecer entediante e talvez demore um pouco para se acostumar, mas registrar todas as despesas é muito importante. Como pretende controlar suas finanças e poupar dinheiro se não sabe exatamente o quanto gasta por mês? Você pode adotar um caderno para as anotações, usar uma pasta para guardar notas e recibos, criar uma planilha no Excel ou ainda escolher entre as diversas ferramentas disponíveis para controle financeiro, como GuiaBolso e Organizze.
Crie metas para seus gastos:
Quando conseguir definir o valor do seu custo mensal, divida as suas despesas por categorias e crie metas para elas a partir do seu faturamento. Por exemplo:
– 50% da renda para os gastos essenciais: ou seja, que são necessários para você se manter no dia a dia, como moradia, alimentação, transporte, educação.
– 35% da renda para hobbies e lazer: atividades que te fazem feliz, como cinema, festas, restaurantes, academia, salão de beleza, compras.
– 15% da renda para prioridades financeiras: essa porcentagem se destina a quitar dívidas, prioridade caso você esteja endividado, ou poupar.
Crie prazos para seus objetivos:
Imagine que o seu primeiro objetivo é comprar uma casa. Calcule quanto ela custaria e crie um prazo para realizar a compra, baseando-se na sua renda e nas suas prioridades financeiras. Quando as metas têm data ficamos mais motivados para cumpri-las no período estipulado.
Use o cartão de crédito com moderação:
Evite usar o cartão de crédito para qualquer despesa para não perder a noção dos gastos e economizar com tarifas de manutenção, anuidades e juros. Sempre que possível, pague suas compras à vista ou com o mínimo de parcelas possíveis.
Caso faça alguma compra maior e necessite dividir o valor, tenha consciência que ao vencimento da fatura, é preciso ter o dinheiro em mãos para o pagamento.
Fale sobre dinheiro em família:
Trabalhe a educação financeira com a sua família. O tema deve fazer parte do dia a dia de um casal e também introduzido aos filhos. Até porque, não adianta apenas um membro familiar se esforçar para economizar, enquanto o outro continua com os gastos desnecessários.
Siga as nossas dicas e aprenda a poupar dinheiro e controlar melhor as suas finanças.