Aprenda a como sair das dívidas com apenas 7 passos simples! O endividamento ainda é um problema que muitos brasileiros enfrentam. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mais de 58,2% das famílias do país se endividaram no final do terceiro trimestre de 2016, um dado assustador. Aprender como sair das dívidas é essencial para ter uma vida financeira saudável.
Confira sete passos simples para conseguir sair das dívidas e organizar as finanças.
-
Liste todas as suas dívidas e saiba o valor total delas
A primeira coisa a ser feita é uma lista ataşehir escort com todas as dívidas atuais. Coloque em uma planilha quanto você deve, para quem e há quanto tempo. Assim será possível entender a sua situação e planejar os pagamentos.
-
Analise o seu orçamento financeiro pessoal
O próximo passo para sair das dívidas é analisar o seu orçamento financeiro e traçar um plano para quitar tudo o que está pendente. Liste as receitas, despesas fixas e os gastos variáveis do mês. Com essas informações, você conseguirá perceber onde é possível cortar gastos e economizar.
-
Priorize as dívidas com juros mais altos
Dê prioridade ao pagamento das dívidas que possuem os juros mais altos, como cartões de crédito e cheques especiais. Afinal, são elas que estão te levando a se endividar cada vez mais.
-
Considere trocar uma dívida alta por uma com juros mais baixos
Caso você não tenha recursos suficientes para pagar as dívidas com os juros mais altos, tente trocá-las por modelos que cobrem taxas mais baixas, como um empréstimo consignado ou crédito pessoal. Faças as contas e veja se vale a pena.
-
Renegocie os débitos com os credores
Prepare propostas para os pagamentos dos seus débitos, seguindo as suas possibilidades financeiras. Depois, apresente-as para as empresas e tente renegociá-las, tendo em mente que isso deve ser positivo para ambos os lados.
-
Controle as finanças
Não adianta sair das dívidas atuais e adquirir outras, portanto, faça um controle das suas finanças, corte gastos desnecessários e evite os parcelamentos.
-
Junte dinheiro e invista
Por último, é essencial que o planejamento financeiro seja uma prioridade. Mais do que isso, cuidar do dinheiro e escolher bons investimentos precisa ser um hábito.Sair das dívidas e ter uma vida financeira saudável é possível, basta manter o foco, gerenciar seus gastos com sabedoria, mudar de hábitos e investir!
Abra a sua conta na XP Investimentos com assessoria da Invista Brasil! É só clicar aqui!