O que é planejamento sucessório?
O Planejamento sucessório é a sucessão do seu patrimônio. Portanto é por meio deste processo que você registra seus bens e define como será feita a transferência dos mesmos em caso de falecimento.
O processo de planejamento sucessório e sucessão administrativa podem ser considerados as fases mais importantes para a sobrevivência de uma empresa familiar. Pois poderão comprometer a continuidade do empreendimento.
Em algumas situações, tais como: a falta de planejamento societário, herdeiros despreparados e atitudes precipitadas da família durante o processo de sucessão podem prejudicar de forma irreparável o crescimento da empresa.
Para que a sucessão aconteça de forma eficiente, é necessário que se faça um planejamento cauteloso. Onde será avaliado tanto o sucessor quanto o sucedido. Pois todos devem trabalhar para que a empresa sofra menor impacto possível no momento do fim de um ciclo e início de outro.
Como o planejamento sucessório impacta na proteção patrimonial
O planejamento sucessório é de fundamental importância na proteção patrimonial. Já que garante a redução de pagamento de impostos, protege os bens contra terceiros e organiza a estrutura familiar. Inclusive no que diz respeito às transmissões de bens em situações que envolvam casamentos, novos cônjuges e nascimentos.
O planejamento sucessório ajuda a organizar, estruturar e viabilizar o processamento de uma transferência de bens menos custosa e também menos burocrática. Principalmente quando ocorre a necessidade de transmissão de bens por conta do falecimento de um dos membros.
Quando aliado à estruturação patrimonial e societária, o planejamento sucessório, possibilita maior organização e gerenciamento empresarial. Assim diminuindo custos e potencializando crescimento em razão da melhoria da governança corporativa.
Um planejamento sucessório eficiente perpetua as atividades de empresas familiares, e deve ser considerado o melhor custo benefício para constituição de cada estruturação. Considerando, a cada caso, as estratégias de negócios, o modo como ocorre a administração, as perspectivas financeiras, dentre outros fatores.
É importante ressaltar que os serviços relacionados a planejamento sucessório e proteção patrimonial não devem ser vistos como custos, mas como investimento, pois minimizam os gastos em relação a sucessão que se dá pelo modelo comum, além de oferecerem maior proteção à manutenção dos bens existentes e que ainda serão adquiridos.
Quanto mais protegido o patrimônio, menor o impacto de um planejamento sucessório.
Benefícios do planejamento sucessório
Além de promover a proteção patrimonial, ele traz outras vantagens. Veja como a Invista pode te ajudar:
- Redução da carga tributária;
- Redução de outras despesas, como com honorários advocatícios e taxas que incidem em um processo de inventário;
- Redução da burocracia, comum nesses processos;
- Evita o conflito entre os herdeiros;
- Possibilita realizar a divisão antecipada de bens e a antecipação das despesas de transmissão de bens;
- Possibilita o planejamento das despesas de transmissão dos bens;
- E permite que o detentor principal dos bens possa supervisionar como os herdeiros lidarão com o que foi herdado. Permitindo, inclusive, auxiliá-los na administração de imóveis e de empresas que futuramente passarão a ser de sua propriedade.
Entre em contato com a Invista Brasil Agente de Investimentos da XP, temos profissionais prontos para te ajudar com o planejamento sucessório.