PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ENTENDA O QUE É E COMO FAZER
O que é planejamento tributário?
O planejamento tributário é um instrumento contábil que o contribui a pagar impostos e encontrar modos para otimizar a carga de tributos, aplicando medidas legais.
Toda organização necessita pagar impostos, independentemente do setor de atuação. Portanto quem ousa fraudar essa situação se coloca na ilegalidade e não alcança o respeito do mercado.
Entenda que um gestor que organiza as suas atitudes têm grandes chances de atingir bons resultados, seja no gerenciamento do tempo, seja na gestão do estoque, e não poderia ser diferente ao gerenciar as questões fiscais do negócio.
Para que serve um planejamento tributário?
Antes de inaugurar a loja dos seus sonhos, você deve saber que existem diversas burocracias a serem resolvidas. Uma delas, às vezes esquecida, refere-se à elaboração de um planejamento tributário. É por meio dele que se define qual será o modelo de tributação adotado pela empresa.
Para tanto, é necessário avaliar alguns aspectos da organização. Ocorre que um diagnóstico equivocado tende a levar a empresa a adotar um sistema tributário inadequado.
Na prática, isso significa que você pagará mais impostos do que realmente precisa, segundo a legislação vigente. Portanto, a principal função de um planejamento tributário está em escolher o melhor regime de tributação para aquele tipo de negócio. Essa escolha fica entre esses modelos:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Como fazer o planejamento tributário empresarial na prática?
É importante ressaltar que, independentemente do tamanho de sua empresa, é preciso se dedicar a essa tarefa, dado que você pode arcar com uma carga tributária maior do que deveria.
Existem alguns passos essenciais que podem orientar a grande maioria das empresas. Veja a seguir quais são eles:
1. Compreenda a empresa
Tenha conhecimentos específicos acerca de todo o trabalho da empresa. Com isso conheça seus ciclos, sua estrutura, suas carências e suas obrigações.
2. Estipule objetivos e metas
Crie objetivos e metas de planejamento para estimular o trabalho. Portanto demonstre o desempenho e participação de todos envolvidos.
3. Trabalhe com um cronograma
Planejamento é tudo, e o cronograma faz parte dele. Portanto para evitar o vencimento de prazos, atrasos com documentação, mal-entendidos técnicos, imprevistos administrativos ou outras eventualidades que podem comprometer a empresa, é fundamental estabelecer um cronograma.
4. Antecipe os documentos
Evite mal entendidos na hora de processar sua documentação. Portanto, coletar os documentos com antecedência, além de agilizar os processos, previne que erros porventura cometidos comprometam todo o planejamento da empresa..
6. Projete possíveis cenários
Antecipe os problemas para poder antecipar as reações. Assim, antecipar possíveis mudanças e imaginar quais serão as condições enfrentadas em diferentes cenários é muito importante para a empresa não ser pega de surpresa e ter como reagir às adversidades.
Quais profissionais poderão ajudar
Vamos explorar um pouco mais as etapas do planejamento. Assim nesse aspecto você deve considerar bem-vinda toda a ajuda possível de uma empresa, para isso você dever considerar:
- Equipe interna: Tenha pessoas estratégicas neste estudo. A equipe interna conhece como ninguém a operação e os principais impactos.
- Consultoria: Avalie a necessidade de contratar um consultor
- Um conciliador: Alguém isento e de confiança que pode agir como um agente conciliador em momento mais tensos.
A invista pode te ajudar em todos esses aspectos. Teremos prazer em tirar dúvidas e sugerir alterações para que o seu planejamento seja bem-sucedido!